Hypeness - 08/12/2021

Redação Hypeness - 08/12/2021

Uma ferramenta portátil de esterilização de água, que usa radiação e um filtro carregando a luz solar. A Aqualux é uma garrafa desenvolvida pela estudante brasileira Bárbara Paiva com o objetivo de democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico. Genial, né?

Em entrevista ao site Ciclo Vivo, Bárbara contou que a ideia do projeto surgiu seu estudo de mestrado, sobre a esterilização de parasitas via radiação. “Pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável”, explica.

– Essa ‘flauta purificadora’ é capaz de fornecer água potável para milhões de pessoas

Bárbara irá representar o Brasil em nova etapa do Red Bull Basement, em Istambul na Turquia

Bárbara ressalta ainda que um incentivo para a comercialização do produto e, consequentemente, a distribuição em maior escala, é o uso para esportistas e campistas. Mas nem é preciso de uma justifica maior que o objetivo principal: de acordo com uma pesquisa apresentada pelo Instituto Trata Brasil em março desse ano, quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgotos no país.

– Engenheira brasileira vence concurso mundial com projeto que pode ajudar a garantir água potável no futuro

Estudante da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, Bárbara teve o apoio do Red Bull Basement para realizar sua pesquisa e desenvolver o produto. Trata-se de um programa universitário mundial que capacita alunos com ideias inovadores de tecnologia. Ao vencer a competição de mais de 400 inscritos no programa, ela foi apoiada pela marca para executar o projeto.

 

Veja matéria completa aqui